Guild Adept

Fórum da guild Adept

1o CAMPEONATO DE PVP DA ADEPT! Inscrições e Informações aqui: http://adept.forum-livre.com/geral-f3/1o-campeonato-de-pvp-1vs1-da-adept-t14.htm

    Bosses de icc

    Compartilhe

    Artanis
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 28
    Localização : João Pessoa

    Bosses de icc

    Mensagem  Artanis em Seg 13 Dez 2010, 20:31

    Aqui vou postar a estrategia dos boss de icc tudo em portugês, sei que alguns boss tão bugados e tal.. mas nao vao ta bugados pra sempre entao la vai:

    As Areas de icc e seus respectivos bosses sao distribuidos da seguinte maneira:

    The Lower Spire

    * Lord Marrowgar
    * Lady DeathWhisper
    * Icecrown Gunship Battle
    * Deathbringer Saurfang

    The Plagueworks

    * Festergut
    * Rotface
    * Professor Putricide

    The Crimson Halls

    * The Blood Prince Council
    * Blood-Queen Lana’thel


    The Frostwing Halls

    * Valithria Dreamwalker
    * Sindragosa

    The Frozen Throne
    o Lich King

    e nessa sequencia vou postar as estrategias de cada boss.


    Última edição por Artanis em Seg 13 Dez 2010, 21:09, editado 1 vez(es)

    Gulnd
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 27

    Re: Bosses de icc

    Mensagem  Gulnd em Seg 13 Dez 2010, 20:40

    Quando tiver pronto...

    Ai de alguém falar ''O Marrowgar me matou com o foguinho azul =(''


    _________________
    ALT CHAR:

    Kajin - Death Knight Frost DPS

    Artanis
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 28
    Localização : João Pessoa

    Lord Marrowgar

    Mensagem  Artanis em Seg 13 Dez 2010, 20:44

    HP

    * 5,2 milhões de HP (10 – normal)
    * 18,06 milhões HP (25 – normal)

    Habilidades

    Bone Spike Graveyard
    Arremessa bone spike que empala todos os inimigos no caminho, 12000 de dano físico, stunando e tirando 10% da hp por segundo durante 5 minutos enquanto empalado. Spikes Bones têm 37.900 hp (25-normal) e devem ser mortos.

    Saber Lash
    Causa 300% de dano melee para um inimigo e os seus dois mais próximos aliados.


    Whirlwind
    Ataque aos inimigos em melee range, em um turbilhão de ossos, dando um debuff ‘bleed’ por 15 seg. Causa 5000-7000 dano físico e 2500 a cada 3 seg.


    Coldflame
    Sumona uma geada que atinge os inimigos no caminho. 7000 dano Frost cada 1 segundo por 3 seg.

    Combate:
    A raid vai entrar na sala através de uma porta no meio do circulo, com Marrowgar centralizado na parede à frente.

    1 MT e 2 OTs vão correr em direção ao boss e aggroar Marrowgar, rodando o boss 180º, ou seja, virando de costas para a raid. É importante que os 3 tanks estejam juntos durante o pull e a fase 1.

    Melee DPS vão se posicionar atrás do Marrowgar
    Ranged e healers vão se espalhar em um semi-círculo, em max range, separados entre si.

    http://wow.brunoaccioly.com.br/wp-content/uploads/2009/11/marrowgarphase12678.png

    Fase 1

    Lord Marrowgar tira 25-40% de um tank com boa gear.

    Saber Lash Causa 300% de dano melee para um inimigo e os seus dois mais próximos aliados. Como o dano é dividido em 3, é ideal ter 3 tanks para esta luta. Esta habilidade é usada frequentemente. Guildas com muito boa gear podem utilizar 2 tanks, de qualquer forma não é recomendado para primeira try.

    Cold Flame
    Sumona uma geada que atinge os inimigos no caminho. 7000 dano Frost cada 1 segundo por 3 seg. Lord Marrowgar summona uma barreira de gelo em um membro da raid, provavelmente fora da melee range dele. Isto se movimenta relativamente devagar e é facil de ser evitado. Essa habilidade é utilizada na luta inteira, incluindo a fase 2.

    Bone Spike Graveyard
    3 second cast, un-interuptable
    Esta habilidade, empala os alvos, e é usada a cada 17-29seg, em 3 membros da raid, dando stun até que o espinho morra. Isso é prioridade para os DPSs. É recomendado que os melees tomem conta dos bone spikes na área melee e os ranged ataquem os ranged bone spikes. isto também será usado na fase 2, e é crucial que os membros da raid sejam libertados o mais rápido possível. Bone Spikes não são usados na fase 2 do modo normal

    Fase 2

    Bone Cyclone
    Instant Cast, 30seg de duração. 1 minuto cooldown a partir do fim do whirlwind.
    Ataca os inimigos perto em um whirlwind de ossos, que causa debuff bleed por 15 seg. Causa aproximadamente 7000 Physical damage e 2500 dano a cada 3 seg. Marrowgar solta um emote no chat antes de usar esta habilidade.

    A mecânica e muito similar à de Leotheras em SSC. Marrowgar começa um whirlwind e pega um membro da raid por um instante, e logo depois foca em um novo alvo. Quando ele atinge olugar que seu target está/estava, ele vai dar o whirlwind. Essa habilidade dura 30 segundos e vai acontecer a cada 1.5min (ex.- 30seg WW, 1min fase1, 30seg WW, etc.). O lance é que Marrowgar vai continuar castando Cold Flame e Bone Spike Graveyard durante esta fase. Evite o whirlwind (principalmente) e evite o cold flame.


    http://wow.brunoaccioly.com.br/wp-content/uploads/2009/11/marrowgarphase2a4678.png

    http://wow.brunoaccioly.com.br/wp-content/uploads/2009/11/marrowgarphase2b132.png

    Depois de acabar o Whirlwind, o aggro RESETA. Fase 1 começa de novo e fase 2 começa logo após 1 minuto. Isto se repete até o fim.

    Notas Importantes:

    1) O Posicionamento correto faz a diferença. quanto maior é o número de players espalhados em semi-círculo, menor é o número de pessoas que vão precisar se movimentar, resultando em melhor heal e dps.

    (2) Melee DPS devem ser rápidos para fugir do Cold Flame spam.

    (2) MATE BONE SPIKES! Quanto mais rápido a vítima sair do spike, mais rápido ele pode voltar a bater/curar. Matar Bone Spikes durante a Fase 2 é prioridade máxima, somente não é mais prioridade do que fugir do Whirlwind.

    Artanis
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 28
    Localização : João Pessoa

    Lady DeathWhisper

    Mensagem  Artanis em Seg 13 Dez 2010, 20:54

    Habilidades:

    Death and Decay:
    4500 Shadow damage a cada 1 segundo em cada player que permanecer em cima da àrea afetada.

    Frostbolt:
    Causa 44850 a 47150 Frost dano para um inimigo e reduz sua velocidade em 50% por 4 segundos.

    Dominated Mind:
    Mind control por 20 seg, aumentando o dano em 200% e healing em 500%.

    Mana Barrier:
    Envolve o caster em uma poderosa barreira que recupera toda a vida perdida, ao custo da mana. Esta barreira desaparece quando a mana chega a zero.

    Shadow Bolt:

    Causa 9188 a 11812 Shadow damage.

    Raid Composition

    Tanks: 2(10man)-3(25 man)
    Healers: 3-4 (10m)6-8 (25m)
    Uma dica é ter Mages para dar Crowd Control nos membros da raid que estiverem com Mind Control. E Priests para dar Shackle em alguns adds.

    Fase 1:

    A luta começa com Lady Deathwhisper parada dentro de um Mana Shield. Enquanto permanecer no shield, ela não vai se mexer e nem usar ataque melee. A raid começa com todos atacando até as waves de add começarem a aparecer.

    Lady Deathwhisper vai castar Dominate Mind em membros da raid durante a luta. É bom dar Crowd Control neles o quanto antes, e cuidado com AoE.

    Os adds aparecem dos dois lados da sala. Os Cult Adherents spawnam em duplas e devem ser mortos pelos melees, já que eles são quase imunes a dano mágico.

    Os outros adds devem ser pegos pelo off tank e tankados no meio da sala. Ranged precisam ter certeza que estão deixando espaço no meio para os adds e o off tank. Assim que o tank tiver um bom numero de adds agrupados no meio da sala, os ranged dps (e os melees caso não exista Adherents vivos) podem começar a dar AoE.

    Enquanto não estejam dando AoE nos adds, os dps ranged devem focar na Lady Deathwhisper por causa do Mana shield. Melees podem ajudar a matar o shield também, caso seus lados estejam livres de adds para AoE.

    Durante a luta, Lady Deathwhisper vai castar Death and Decay em determinadas partes da sala. O spell é verde, então não corre o risco de ser confundido com a versão dos DKs. É importante sair rápido do Death and Decay para minimizar o dano recebido pela raid.

    Waves de adds vão continuar aparecendo até que o Mana Shield seja quebrado.

    Fase 2:

    Uma vez que o Mana Shield for destruído, começa a fase 2. Lady Deathwhisper está livre e tem o aggro resetado. Um tank deve estar pronto para pegá-la. Ela vai castar um Frostbolt de dano bem alto no player que tiver mais aggro. Este Frostbolt não pode ser resistido, mas pode ser interrompido. Os ranged dps devem prestar atenção e estarem prontos para interromper, caso os melees/tanks sejam forçados a se mexer por conta do Death and Decay.

    Além do Frostbolt, ela vai castar “Touch of Insignificance” no tank. Reduzindo muito sua threat. Tanks devem estar preparados para trocar para poder administrar os debuffs e evitar que os DPS roubem o aggro.

    Durante a fase 2, Lady Deathwhisper vai sumonar vários Vengeful Spirits que vão escolher um membro da raid randomicamente e persegui-lo. Quando eles conseguem chegar na melee range do player escolhido, eles explodem e dão muito dano ao player.
    Muitos adds desses aparecem ao mesmo tempo e acaba sendo um perigo, pois é muito dano para a raid e pode resultar em wipe.

    Membros da raid perseguidos devem ser curados o mais rápido possível.

    Dicas adicionais:

    Prestem atenção no círculo verde do Death and Decay. A raid não deve levar mais do que um tick ou dois do dano. Mais do que isso é descuido da raid e desnecessário.

    Dicas para os Tanks

    Alguns dos adds dão cleave. Quando for a hora do AoE, tenha certeza que todos os adds estão na mesma direção para que os melees possam continuar a bater.

    Dicas para os Healers

    Tope a vida dos players que levarem dano do Death and Decay rápido e observe os grandes spikes de dano dos Vengeful Spirits.

    Dicas para os Melees

    Preste atenção na fase 2 e saia rápido no Death and Decay.

    Dicas para os Ranged

    Mages devem estar prontos para dar sheep nos raid members que levarem mind control. Priests devem ajudar os melees dando Shackle.

    Esteja pronto para dar interrupt na Fase 2, quando os melees são forçados a sair da melee range.

    Artanis
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 28
    Localização : João Pessoa

    Icecrown Gunship Battle (Sei que ta bugado.. mas se um dia desbugar ta aqui!)

    Mensagem  Artanis em Seg 13 Dez 2010, 21:08

    Depois de derrotar Lady Deathwhisper e limpar os trashs do caminho, a Alliance vai para a esquerda e a Horda para a direita, para embarcar em seus respectivos Gunships. Uma vez a bordo, todos devem falar com o gnomo ou goblin para receber jetpacks, que são necessários para conseguir vencer o evento. Depois que todos tiverem jetpacks e estiverem prontos, o Raid Lider deve falar com Muradin Bronzebeard(Alliance) ou High Overlord Saurfang(Horde) Para começar o evento.

    Haverá 3 ou 4 canhões que devem estar ocupados sempre. É a unica maneira de vencer o encontro, uma vez que seus canhões dão dano suficiente no Gunship oponente, o encontro está ganho.

    Seu Gunship vai sair das docas e começar sua viagem para Icecrown Citadel spire, É nesse momento que o gunship será interceptado pela facção oposta. O encontro começa com os dois navios juntos.

    Grupo à Bordo

    O grupo que ficar à bordo será o grupo que vai usar seus jet packs para pular para o barco do inimigo! Consiste de 1 tank, pelo menos 2 healers, e os single target DPS + os melee DPS que não estiverem nos canhões. O trabalho dos DPS é manter o número de Axe Throwers e Rocketeers o mais baixo possível e dar alto DPS no mage “Below Zero”. O tank vai manter o Capitão inimigo ocupado, permitindo que os DPS façam seu trabalho.


    Apesar das inúmeras estratégias para esta luta, vocês vão precisar de pelo menos 2 tanks, um para cada barco. A sugestão do tankspot é manter as classes ranged AoE no navio da facção e mandar melees para o navio do inimigo.

    Tankspot sugere dividir a raid em 3 grupos, que terão missões diferentes: Cannoneers, Defensores do navio e Grupo à bordo.

    Responsáveis pelos canhões

    Os responsáveis pelos canhões tem a responsabilidade de dar DPS no navio do inimigo e nos Axe Throwers. Quanto mais DPS, mais rápido acaba a luta. Caso exista um terceiro tank na sua raid, é legal ele operar um canhão.

    Cannon Blast [Hotkey 1]
    150yard range, Instant Cast.

    Pressionando a primeira habilidade, é lançada uma bala de canhão no alvo. Causa 1000 Dano e gera 6 a 10 Heat.
    Esta é a forma de upar combo points. Atire Cannon Blasts nos Axe Throwers, para atingir além deles, o navio. A cada vez que a habilidade Cannon Blast é usada, você gera “Heat” que é a barra vermelha/azul apresentada à esquerda das suas hot keys. Você vai precisar gerar muito Heat para maximizar o uso de Incinerating Blast, seu principal ataque.

    Tem um detalhe: Se você encher sua barra de Heat, você entra em um estado de “overheat” e não pode usar o Cannon por 5 segundos.

    Incinerating Blast [Hotkey 2]

    150yard range, Instant.
    Consome toda a Heat do canhão, lança uma bola de fogo no alvo, causa 1000 dano e dano adicional para cada ponto de Heat.

    É seu principal ataque. Sua responsabilidade como operador do canhão é lançar o maior número de Incinerating Blasts possível sem travar o canhão. Também pode ser usado contra os Axe Throwers, para dar dano neles e no navio.

    Medidas tomadas enquanto o canhão está “Abaixo de Zero”

    Quando for a hora, um dos battle-mages vai até o centro do barco inimigo e começar a castar ‘Below Zero’ (mais sobre isso depois). Quando isso acontece, seus canhões ficarão congelados e você é expulso ou tem a opção de deixar veículo. Tank spot recomenda que todos os DPS que estiverem controlando os canhões, se lancem contra o barco inimigo para ajudar no DPS do “Below Zero” mage. Quanto mais rápido o mage morrer, mais rápido você pode voltar para seu canhão e dar DPS no navio inimigo.

    Defensores do Navio

    O grupo de defensores do navio deve ser composto de 1 Tank, 2 Healers, e os ranged AoE DPS. Seu trabalho é evitar os Rocket strikes e defender o navio dos Sergeants e Reavers que vão invadir seu navio através de um portal no meio do barco. O portal, no entanto, não aparece no início da luta. Antes disso, os ranged AoE DPS devem estar dando AoE nos Axe Throwers, que podem ser alcançados desde o seu navio, então não é necessário usar Jet Packs.

    Evitar os Rocket Strikes que chegam

    Os Rocketeers do navio inimigo vão lançar foguetes na direção do navio. Alguns segundos antes do foguete aterrissar, vai aparecer um círculo piscante no chão, então é a hora de sair fora para não levar o dano.

    Portal Inimigo

    Perto do início do evento (uns 30 segundos do vídeo) um portal que spawna waves de inimigos vai aparecer. Cada wave tem 2 Sergeants e 4 Reavers. Essas waves podem acumular-se rapidamente se a raid não tomar cuidado. Um tank deve ser suficiente para pegar todos os adds e pelo menos 2 healers são recomendados. Melee DPS não são recomendados para atacar esses mobs por do Bladestorm do Sergeant. Em vez disso, os Ranged DPS devem tomar conta desses adds.

    Tankspot sugere duas formas. A primeira é o Aoe de ranged DPS e a segunda é matar um por vez dos Sergeants e depois, ir marcando os Reavers, para matar um por um. Precisa ser rápido mudando de target para que isso dê certo, mas diminui considerávelmente a chance do tank morrer e do healer ficar sem mana.
    Além disso tenha certeza que o Capitão do seu Gunship (Bronzebeard ou Saurfang) esteja participando, j[a que ele dá dano considerável.

    Dicas importantes:

    * Tenha Certeza que todos entraram no Airship antes de começar o evento. Sempre tem alguém distraído ou AFK.
    * Tenha certeza que todos pegaram a Jetpack e colocaram o atalho na barra antes de começar o evento.
    * Saia imediatamente de: Círculos, Cleaves e Bladestorms.
    * Manter o número de Rocketeers baixo é diretamente proporcional ao sucesso dos Defensores do navio.
    * Se o tank que está tankando o Capitão inimigo começa a levar muito dano, recue por 20 segundos e dê um novo engage.
    * Cuidado para não dar Overheat nos canhões! Para isso, não encha a barra de Heat em 100%. Use Incinerating Blast quando estiver perto de 99% Heat. Faça isso e a luta será mais breve.
    * Mate o mage ‘Below-Zero’ rápido, assim os responsáveis pelos canhões podem voltar ao trabalho rápido.
    * Os responsáveis pelos canhões são os que definitivamente matam o boss. É a única forma de acabar a luta.
    * Use Fire Resist Aura ou Totem para esta luta. Principalmente para o grupo de Defensores do navio.


    Artanis
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 28
    Localização : João Pessoa

    Deathbringer Saurfang

    Mensagem  Artanis em Seg 13 Dez 2010, 21:18

    Health

    * 9.7 millhões HP (10-man normal)
    * 34.9 milhões HP (25-man normal)

    Habilidades


    Blood Link: Saurfang ganha Blood Power cada vez que causa dano aos players com suas habilidades e criaturas sumonadas.

    Blood Nova:
    7,600 a 8,400 dano físico, em um target random e todos os players em 12 yardas.

    Blood Power: Saurfang cresce 1%, ficando cada vez maior e dá 1% a mais de dano para cada ponto de Blood Power que ele tiver.

    Call Blood Beast:
    Saurfang sumona 5 blood beasts a cada 30 segundos.


    Cleave: Causa 110% de dano melee em um inimigo e seus aliados proximos. Atinge até 3 targets.

    Frenzy: Saurfang entra em frenzy.
    Sua velocidade de ataque aumenta em 30%.

    Mark of the Fallen Champion:
    Deathbringer Saurfang’s dá dano melee adicional, como um splash. Se o target morre durante esta habilidade, o boss se heala em 5% de sua hp total.

    Rune of Blood:
    Suga 8500 a 11500 health de um inimigo e cura Saurfang por 5x essa quantidade.

    Rending Throw: Arremessa sua arma nos players, causando 8% de dano e um adicional de 2750 dano físico a cada 3 seg por 15 seg.

    Scent of Blood: Blood Beasts pegam o scent of blood, reduzindo a velocidade de movimento dos players em 80% e aumentando o dano das beasts em 300% por 10 seg.


    Taste of Blood: O sabor do seu proprio sangue aumenta o poder do guerreiro, reduzindo o dano recebido em 50% e regenerando 5% de sua hp total a cada 2 seg. por 10 seg.

    Combate

    Composição da raid 25-man

    Tanks: 2
    Healers: 6

    Composição da raid 10-man
    Tanks: 1
    Healers: 2 ou 3

    Para começar, existem várias maneiras do Deathbringer ganhar Blood Power (BP):

    Blood Nova: 2 BP por pessoa atingida pelo Blood Nova. Blood Nova tem 12 yardas de raio. Parecido com General Vezax e o seu Shadow Crash, Deathbringer vai focar o alvo nos ranged se existirem vários players naquela distância.
    Blood Beast Melee Hit: 3 BP a cada melee hit de Blood Beast.
    Rune of Blood: 1 BP a cada melee hit do Deathbringer em um tank com Rune of Blood.

    Boiling Blood: 1 BP por tick do Boiling Blood.
    Mark of the Fallen Champion: 1 BP por “tick” do Mark of the Fallen Champion. Esse dano é ativado assim que o tank é atingido pelo Deathbringer.


    Como evitar:

    O BP ganho com Blood Nova pode ser mitigado ficando espalhado, de forma que só duas pessoas sejam atingidos pelo Blood Nova.

    O BP ganho com os meele hits do Blood Beast pode ser mitigado com kite de DPS. O principal é matar os 5 Blood Beasts antes que eles possam atingir algum player. Não existe uma estratégia específica, mas qualquer coisa que os deixe com menos movimento, ajuda, tipo Earth Bind Totems, Frost Traps, Crippling Poison, Desecration, e Chains of Ice. Estilo os adds do Gluth em Naxxramas, lembra?
    Blood Beasts não são imunes a knockback e stun.

    O BP ganho com os Boiling Blood não pode ser muito controlado pelo player. Geralmente, 6 Boiling Bloods estarão ativos ao mesmo tempo. Um tick de Boiling Blood e 1 BP pode ser evitado com um shield de priest.

    O BP ganho da Mark of the Fallen Champion pode ser mitigado com dois mecanismos: Tanks com muito avoidance diminuem a taxa de BP ganho da Mark. Diminuir a quantidade de players atingido pelos Blood Beasts e Blood Nova vai diminuir substancialmente na quantidade de BP ganho da Mark, diminuindo a frequencia entre marcas adicionais.

    Dicas

    Players com Mark of the Fallen Champion ao levarem battle ress voltam com o debuff.

    Dicas para Tank

    Icecrown Radiance é um problema, porém avoidance ainda vai reduzir bastante a quantidade de Blood Power ganho pelo Deathbringer nos ultimos instantes da luta. A cada momento que voce for atingido pelo Deathbringer ele ganhará 1 BP para cada player com Mark of the Fallen Champion. Isso acaba resultando em um loop: assim que vai aumentando o número de Marks, aumenta a taxa de BP ganhos pelo Deathbringer.

    Avoidance é crucial para evitar que a taxa de BP possa atingir niveis muito altos. Mark of the Fallen Champion é a mais perigosa habilidade em termos de BP no combate.

    Dicas para Heals

    Não se esqueça de adicionar o debuff Boiling Blood e Mark of the Fallen Champion para ser mostrado no seu raid frames.

    Mark of the Fallen Champion ativa dano no player a cada vez que o tank for atingido pelo Deathbringer. Individuos com Mark podem ser atingidos também pelo Boiling Blood. Dependendo do grupo, é legal traçar etratégias para tentar compensar o dano. Por exemplo, usar BOP para remover um possível stack duplo de Boiling Blood e Priests podem usar Pain Suppression.

    O número de players com Mark vai aumentar no decorrer da luta. Enquanto as primeiras Marks são ‘suportáveis’ sem necessariamente ter um heal assignment, no fim já fica complicado. É interessante designar healers específicos, do mesmo jeito que é feito com o Penetrating Cold de Anub’arak.


    Dicas para os Melees

    Este encontro é totalmente tank spank, da perspectiva dos melees. Porém a cada 40 segundos Deathbringer vai sumonar 5 Blood Beasts. Apesar das Blood Beasts levarem 90% menos dano das habilidades AOE e 70 menos dano das diseases, é possível puxar o aggro quando elas spawnam. Porém é bom tomar cuidado com AoE.

    Dicas para Ranged

    Fiquem pelo menos 12 yardas longe um do outro.

    Pets podem ser atingidos por Blood Nova e vão acabar contribuindo para que Deathbringer ganhei Blood Power adicional. Mantenha seus pets na melee dentro do intervalo da melee range.

    Artanis
    Guild Officer
    Guild Officer

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 12/12/2010
    Idade : 28
    Localização : João Pessoa

    Re: Bosses de icc

    Mensagem  Artanis em Seg 13 Dez 2010, 21:25

    Amanha continuo com o Plague halls

    Conteúdo patrocinado

    Re: Bosses de icc

    Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:42


      Data/hora atual: Seg 16 Jan 2017, 17:42